O Pastoril é uma manifestação cultural típica do Nordeste brasileiro, existindo quatro grupos que o representam em vários estados do Brasil. Em São Gonçalo do Amarante, ele recebe o nome de Pastoril Dona Joaquina. A denominação veio de sua origem lusitana, pelo fato de o nome Joaquina ser comum em Portugal. A prática é oriunda dos autos praticados na Península Ibérica (Portugal e Espanha) que retratavam a visita de pastores ao estábulo de Belém, onde teria nascido o menino Jesus. Durante a colonização brasileira, as famílias portuguesas trouxeram o pastoril para o território e preservaram os costumes de sua terra natal, devido principalmente à forte influência da tradição cristã naqueles países.
Inicialmente, o pastoril era praticado com caráter estritamente religioso, expondo a adoração e a homenagem ao nascimento de Jesus Cristo. Além disso, os grupos geralmente se apresentavam em igrejas, com a intenção de valorizar a religião. Entretanto, ao longo de um gradativo decurso temporal, o pastoril adotou a sua versão profana, no sentido de que algumas adaptações foram feitas e de que os objetivos puramente religiosos da manifestação foram se perdendo. Em se tratando do município de São Gonçalo do Amarante, o Pastoril Dona Joaquina conta com a presença de pastoras, distribuídas entre as colorações azul e vermelha, e com a presença de uma mediadora, misturando as duas cores. Somado às pastoras, conta-se com a presença de um palhaço, que é responsável pela parte cômica das apresentações, além dos integrantes da banda.
Os pastoris são acompanhados de bastante musicalidade e por uma coreografia que revela uma marcante expressividade sociocultural. Já se apresentaram em diversos festivais de folclore e cultura no Brasil, a exemplo do Encontro Nacional de Produção Cultural em Natal/RN, que ocorreu entre os meses de junho e julho de 2014.
![]() |
Fonte: Foto de Carlos Isaías, Arquivo do Fefol (2012) |
Referências Bibliográficas:
NOBRE, Itamar de Morais; PAIVA, Beatriz Lima de; MENDES, Andrielle Cristina Moura de. As características e representações culturais do Pastoril Dona Joaquina, de São Gonçalo do Amarante (RN/Brasil). BibliotekeVirtual. 15 p. Disponível em: http://www.bibliotekevirtual.org/index.php/2013-02-07-03-02-35/2013-02-07-03-03-11/1620-rif/v13n28/16685-as-caracteristicas-e-representacoes-culturais-do-pastoril-dona-joaquina-de-sao-goncalo-do-amarante-rn-brasil.html. Acesso em: 7 jul. 2022.
REIS, Estêvão Amaro dos. Culturas populares e novos contextos de performance no Brasil contemporâneo: o caso do Festival de Folclore de Olímpia. ResearchGate. 21 p. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/337881185_Culturas_populares_e_novos_contextos_de_performance_no_Brasil_contemporaneo_o_caso_do_Festival_de_Folclore_de_Olimpia. Acesso em: 7 jul. 2022.
0 Comentários