O Boi Calemba Pintadinho é um grupo folclórico do Rio Grande do Norte, praticado principalmente no município de São Gonçalo do Amarante, que possui mais de cem anos de existência. Típico da cultura popular, a manifestação é uma adaptação do Bumba Meu Boi presente em outras regiões do Brasil.

Os autos encenam todo um processo histórico sobre a morte e a ressurreição de um boi e os seus praticantes aparecem fantasiados com fitas e adereços coloridos. São compostos por um total de quinze pessoas, que se dividem em enfeitados e mascarados. Os enfeitados são representados pelos mestres, galantes e damas e suas vestimentas apresentam bastante brilho. Já os mascarados são representados por três personagens: o Mateus, o Birico e a Catirina. As pessoas que os interpretam geralmente pintam os seus rostos com tinta preta e usam roupas simples durante a apresentação.


A prática cultural envolve toda uma encenação, formada por elementos como a dança, a música e vestimentas coloridas. Os instrumentos musicais utilizados são a rabeca, o pandeiro, o triângulo e alguns instrumentos de corda. Atualmente, o mestre responsável por coordenar as apresentação do grupo é Dedé Veríssimo.


Para além do Rio Grande do Norte, o Boi Calemba já se apresentou em outros estados do Brasil, a exemplo do 55º Festival de Cultura de Olímpia, em São Paulo, no ano de 2019. Esse festival contou com a presença de cinquenta grupos artísticos e culturais de todo o país, incluindo o Boi Calemba, representando o município de São Gonçalo do Amarante. Portanto, nota-se que é um grupo de cultura popular atuante em várias regiões e isso contribuiu para preservar as manifestações desenvolvidas em âmbito local, além de disseminar a identidade sociocultural do povo são-gonçalense.


Ademais, o grupo Boi Calemba Pintadinho foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de São Gonçalo do Amarante, ao lado do grupo Congos de Combate. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Paulo Emídio no ano passado e simboliza um passo importante na direção de apoiar, valorizar e incentivar a atuação de indivíduos responsáveis pela manutenção da cultura no município e no estado.


Fonte: Tribuna do Norte (2019)


Referências bibliográficas:


BOI CALEMBA e Congos de Combate viram patrimônio cultural imaterial de São Gonçalo do Amarante: Leis 1.959 e 1.960 foram sancionadas pelo prefeito Paulo Emídio, após aprovação da Câmara. Agora RN. 2021. Disponível em: https://agorarn.com.br/ultimas/boi-calemba-e-congos-de-combate-viram-patrimonio-cultural-imaterial-de-sao-goncalo-do-amarante/. Acesso em: 5 jul. 2022.


COM APOIO da Prefeitura, Boi Calemba Pintadinho representa o RN em Festival de Folclore de SP. Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. 2019. Disponível em: https://saogoncalo.rn.gov.br/om-apoio-da-prefeitura-boi-calemba-pintadinho-representa-o-rn-em-festival-de-folclore-de-sp/. Acesso em: 5 jul. 2022.


BOI CALEMBA Pintadinho e Raízes de Ouro trazem rica cultura potiguar para o Fefol. Olímpia Estância Turística. 2018. Disponível em: https://www.olimpia.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/2578/boi-calemba-pintadinho-e-raizes-de-ouro-trazem-rica-cultura-potiguar-para-o-fefol;. Acesso em: 5 jul. 2022.